Prata 925 ou 950: qual escolher? Saiba o que considerar!

Nós da Use Miaa somos oficialmente apaixonadas pelas peças de prata. Se você, assim como nós, gosta de ficar por dentro de novidades e curiosidades relacionadas a esses acessórios, provavelmente já teve dúvida sobre as diferenças entre prata 925 e 950. Pois é, essa é uma dúvida mais comum do que parece!

Para compreender melhor sobre cada um desses materiais, é necessário conhecer um pouco mais sobre a legislação, isto é, falar a respeito da prata de lei: criada pelo rei de Portugal Dom Afonso II no século XV, a Prata de Lei tinha como objetivo punir severamente as pessoas que transfigurassem o teor da composição da prata, garantindo que a prata tivesse 80% de pureza.

Essa lei é existente até os dias de hoje, considerando tanto a prata 925 quanto a 950 como prata de lei, ambas possuem excelente qualidade e altíssima durabilidade. Mas, então, qual a real diferença entre as duas? Antes de descobrir a resposta dessa pergunta, saiba o que são essas características!

O que é prata 925 e 950?

Para identificar cada uma delas, primeiro precisamos conhecer a prata 1000 (prata 100% pura). Devido a sua composição de aspecto mole, não é possível confeccionar joias com essas pratas, pois se deformariam com muita facilidade. Para solucionar esse problema e garantir maior qualidade nas criações das peças, foram criadas as combinações entre a prata com outros metais.

As mais utilizadas é de prata 925, que conta com uma composição em 92,5% de prata pura e 7,5% de metais diversos, como o latão e cobre. A 950 possui uma composição mais pura, com 95% de prata e apenas 5% de outros elementos. Existem outros tipos e composições, porém, essas duas apresentam qualidade superior às demais.

Qual é a diferença da prata 925 para a 950?

A principal diferença entre as duas opções é o escurecimento das peças. Pela prata 950 ser mais pura, acaba escurecendo e manchando um pouco a mais do que a 925, conferindo um aspecto de prata envelhecido, sabe?

Mas, vale ressaltar que esse é um processo natural, pois, por ser um metal frágil, tende a provocar um escurecimento. Esse escurecimento é impulsionado por algumas situações: poluição, ácido úrico no corpo, produtos de limpeza domésticos, etc.

No geral, esses dois tipos de prata podem oxidar, no entanto, a prata 950, por conter mais prata em sua composição, tem uma maior tendência a oxidação. Por exemplo, as pulseiras de 925 vão demorar um pouco mais para escurecer do que as outras.

A boa notícia é que existem maneiras super práticas e fáceis de limpar ambas composições: ficam brilhantes e bonitas como novas!

Qualidade das peças e a lei no Brasil

Atualmente, a lei no Brasil considera as duas composições como itens de alta qualidade. Isso significa que ambas contam com durabilidade assegurada, alta brilhosidade e uma qualidade excepcional. Além do banho em metal, as peças com essas composições, são desenvolvidas com camadas de verniz especiais que previnem a oxidação por, em médio, 12 meses.

Por que a prata escurece?

Mesmo sendo um processo natural, existem formas de prolongar a oxidação da prata. Esse escurecimento pode ser ocasionado pelo suor, excesso de umidade e ar, cremes, pomadas, perfumes e também devido ao contato entre o metal e o enxofre, que está presente no nosso dia a dia.

Para tardar o tempo da oxidação, reunimos 4 cuidados essenciais para se ter com as suas peças de prata, veja:

1- Evite produtos de limpeza domésticos

Um dos maiores erros dos consumidores de prata é limpar suas peças com produtos domésticos, pois, podem acelerar ainda mais o escurecimento. Portanto, retire sempre seus acessórios quando estiver fazendo tarefas que contam produtos químicos.

2- Limpe as peças depois de usá-las

Outro cuidado super importante é limpar as joias sempre depois de utilizá-las, afinal, até mesmo o suor pode alterar o brilho da peça. Mas, nada de produtos químicos, hein? Uma flanela macia é suficiente para retirar todas as impurezas acumuladas.

3- Utilize produtos próprios para prata

Não é necessário utilizar nenhum tipo de produto para limpar as peças de prata. Porém, se achar necessário, utilize uma flanela macia e um limpa pratas líquido – que é o produto mais apropriado para fazer a limpeza do metal periodicamente.

4- Evite o contato da prata com o mar

Não se esqueça de retirar a sua prata quando for entrar no mar, viu? A água salgada consegue acelerar, e muito, a oxidação das peças. De mesma forma, evite o contato da prata com o cloro das piscinas!

Agora que você já conhece os tipos de prata, entende a diferença da prata 925 para 950, chegou a hora de escolher o modelo que mais combina com o seu estilo e garantir ainda mais estilo e sofisticação no dia a dia.

Equipe Use Miaa

Autor: Equipe Use Miaa

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse porttitor faucibus cursus. Maecenas nec ullamcorper felis. Donec at sollicitudin leo, at vestibulum metus. Phasellus non est hendrerit, tincidunt turpis id, fermentum nisi. Suspendisse in felis nisl. Cras ut viverra arcu, nec interdum est.

Deixe um comentário