Prata ou dourado: guia prático de como escolher os acessórios
Se você ama acessórios confeccionadas em prata, provavelmente um dia já deve ter parado para pensar: “qual joia escolher? Prata ou dourada?”. Essa análise é extremamente importante para o processo de moodboard (coletânea de referências visuais) e, claro, para evitar o excesso na produção e assim ficar com o aspecto kitsch (conceito exagerado).
Por fim, os acessórios, como os anéis, quando bem escolhidos, são quase protagonistas em qualquer produção. Eles chegam mostrando para que vieram e oferecendo aquele famoso “gran finale” ao look. Mas, para conseguir extrair todo o poder dessas peças é importante identificar qual o tom de metal é mais adequado para você. Afinal, prata ou decorado? Qual escolher? Veja o nosso guia para te ajudar com esse assunto:
1. Escolha a cor da peça de acordo com o seu tom de pele
Pode ser que o tom de acessório que você prefere não é o que mais favorece sua beleza! Por exemplo, o metais prateados geralmente não combinam com tons de pele alaranjadas e quentes, pois dependendo do caso, deixam a aparência apagada e envelhecida. Já os metais dourados são mais difíceis de combinar em pele de tons frios, pois puxam para o tom amarelado. Vamos ver um pouquinho mais sobre isso? Continue a leitura.
Tonalidade de pele quente: peças douradas
Para as pessoas que possuem o subtom de pele mais próximo do quente, o indicado é apostar nos acessórios dourados, como anéis de ouro, colares, pulseiras e até mesmo piercings. Isso porque esse tom de pele combina perfeitamente com o amarelo/dourado de fundo. A tonalidade, em contraste com tons quentes, é eficiente em ressaltar detalhes e pontos fortes da beleza, oferecendo um efeito mais brilhante e vivo.
Tonalidade de pele fria: peças prateadas
Agora, quando falamos da paleta de cores onde os tons frios predominam, nada melhor do que usar acessórios de prata. Mas, e os anéis de noivado, têm que ser prata ou dourado? O lado bom é que esses subtons frios contam com uma versatilidade maior em combinar as tonalidades dos metais, ou seja, seja prata ou dourado, ambos vão oferecer destaque para o seu corpo. Assim, para esses casos específicos, a escolha final sempre é sua!
2. Escolha de acordo com o tom dos cabelos
Sim, os cabelos também influenciam na composição do look, principalmente nas cores dos acessórios! Na verdade, todos os seus aspectos que envolvem cores desempenham um papel importantíssimo para essa decisão. Por isso, agora iremos pensar na cor do seu cabelo. Vamos lá?
Cabelos coloridos
As pessoas ruivas ou com cabelos tingidos de cores diferenciadas contam com uma vantagem, pois, ambas peças de joias (prata e dourado) são capazes de garantir a harmonia. Mas, os acessórios prateados ganham mais evidência positiva, especialmente as peças que contam com itens coloridos ou pedrarias: o tom do cabelo e da semijoia é o duo perfeito, vale a pena investir!
Cabelos claros e escuros
Já para os fios claros e escuro, a mesma regra dos subtons da pele valem aqui! Como cabelos escuros geralmente têm o subtom mais quente, combinam melhor com os acessórios dourados. Já alguns tipos de fios loiros podem ser mais frios, por isso, combinam melhor com itens dourados. E aí, qual é o seu?
3. Escolha de acordo com o tom dos seus olhos
Como assim, tom dos olhos? É isso mesmo produção? Sim! Esse aspecto está mais ligado aos tipos de pedras que serão utilizados nas joias do que a tonalidade dos metais, em si. Uma dica: olhos claros ficam incríveis combinados com acessórios de pedras verdes ou azuis, como turquesa, topázio e até mesmo as safiras. Já os olhos castanhos e de outras tonalidades escuras têm o encaixe perfeito quando unidos a uma pedra topázio, quartzo, ametista e citrino, por exemplo.
4. Escolha de acordo com o seu estilo
É claro que o estilo de roupas que você usa conta na hora de dar o check mate na escolha dos acessórios, e muito, na escolha da tonalidade do seu metal! Prefere produções mais delicadas e discretas? Que tal apostar em acessórios feitos de prata? Caso haja uma ocasião que requer mais primor, destaque e elegância, o dourado pode ser uma excelente escolha.
Mas, nada te impede de fazer uma combinação desses dois tons? É possível! Quer saber como? A gente te ajuda logo abaixo:
Prata e dourado: saiba como usá-los nos acessórios!
Acessórios de prata ou dourado? Há um tempo, era considerado “cafona” e até mesmo impensável unir o prata com o dourado. Mas, felizmente, hoje a realidade é totalmente diferente! Essa mistura proporciona uma estética incrível caso seja bem combinada, nos ofertando o melhor que cada tonalidade pode nos oferecer. Veja como combinar esse duo para lá de poderoso:
1- Opte pela prata branca
A nossa primeira dica é indispensável para criar um contraste mais bonito nos itens que você escolheu. Isso porque, a prata branca ou 925 combina mais com o dourado do que a prata oxidada.
2- Não foque nos formatos
Foque mais nas cores dos acessórios e menos nos formatos de cada um. Tente não adicionar muitas formas e diferentes modelos, para não pesar na produção ou deixar tudo muito confuso. Crie um mix de correntes ou com pulseiras, sem pingentes. Ouse mais nos detalhes, adicionando cor nos brincos e anéis.
3- Define uma cor para sobressair
Misturar as cores não significa utilizar as mesmas quantidades de acessórios de cada uma. A nossa dica é justamente o contrário, opte por definir uma cor que irá se sobressair com mais peças e complemente a produção com acessórios mais discretos de outra cor.
4- Opte por anéis lisos
Pedras podem chamar muita atenção se você está usando uma série de semijoias: colares, anéis, brincos e pulseiras, né? Por isso, opte anéis lisos, com um mix mais harmônico. Ou, se preferir anéis com pedras naturais, faça uma combinação com peças iguais, para não deixar a produção confusa.
5- Invista em peças com o mesmo tipo de material
Pode não parecer, mas, as peças confeccionadas com o mesmo material funcionam melhores juntas. Por exemplo, acessórios de ouro fosco, como o ouro velho, combinam melhor com os metais de prata fosca. Já os acessórios de prata branca se unem melhor com as opções com tons suaves, como o dourado rosé.
Agora que você já é mestre em saber tudo sobre as análise de cores dos metais e como combiná-los, conseguiu decidir entre os acessórios prata ou dourado? Ou decidiu optar pelos dois? Independente da sua escolha, sabemos que, com o toque Use Miaa, suas produções esbanjarão modernidade, sofisticação e, claro, muito estilo!