Muitas pessoas ainda não sabem, mas existem termos específicos para definir os diferentes tipos de correntes. Entre essas nomenclaturas, ainda envolvem-se aspectos como o tipo de malha e os elos que compõem cada corrente. São elementos que podem variar em forma e tamanho.
Essas lindas peças pode ser usadas nas mais diversas ocasiões, personalizando e acrescentando um charme sem igual aos looks. Para conhecer melhor os tipos de corrente, e identificar quais deles funcionam melhor para você, continue com a gente!
Tipos de correntes e seus elos
Você sabe o que são malhas de corrente? A malha é o tipo de formação de elos que compõe correntes ou pulseiras. Veja quais são os principais tipos de correntes entre suas malhas e elos:
- Malha Singapura;
- Malha Veneziana;
- Malha Piastrine;
- Malha Corda;
- Malha Italiana;
- Malha Rabo de Rato;
- Elos Grumet;
- Elos Marine;
- Elos Ovais;
- Elos Portugueses;
- Elos Cartier;
- Elos Cartier Ovalados;
- Elos Fígaro.
Malha Singapura
Encantadoras e tradicionais, as correntes Singapura apresentam uma malha torcida que conquistou esse visual graças aos seus elos retorcidos. Maleável e clássica, ela é muito usada em uma forma mais curta como choker ou com pingentes.
Malha Veneziana
As correntes de malha Veneziana são formadas por elos quadrados posicionados de forma bem próxima, sem espaçamento entre um e outro. Esse modelo maleável e fininho é um clássico que faz muito sucesso até hoje entre as mulheres graças a sua delicadeza.
Malha Piastrine
As correntes Piastrine tem como seu maior diferencial o detalhe no centro dos elos que tem um formato achatado. Bem característica, essa malha possui uma gramatura bastante fina e delicada, é um charme!
Corrente Corda
Como o próprio nome indica, as malhas corda imitam a aparência de uma corda, com fios super próximos se retorcendo. Muito únicas, estas correntes causam um efeito bacana tanto combinadas a mix de colares, quanto sozinhas, ou com um pingente.
Malha Italiana
Os elos da malha italiana são retorcidos e posicionados em forma de “8” remetendo à escamas. Esse efeito também colabora para criar o visual atraente e encantador dessas correntes. Essas correntes também são reconhecidas popularmente pelo nome de lacraia.
Malha Rabo de Rato
As correntes conhecidas como rabo de rato de fato lembram a estética do rabo deste mamífero. Sua malha contínua e espelhada traz um visual muito único, e faz dessas correntes um modelo resistente e pouco flexível.
Elos Grumet
As correntes de Elo Grumet possuem argolas de um mesmo tamanho presas entre si seguindo o mesmo sentido. É natural que neste modelo os elos sejam entortados e achatados. O que, além de um efeito visual bacana, garante mais conforto durante o uso dessas peças.
Elos Marine
Semelhantes aos elos Grumet, as correntes com o tipo de elo Marine possuem as argolas posicionadas de um jeito semelhante, onde eles basicamente se encaixam um ao outro, carregando uma linha no centro, assim como o modelo Piastrine.
Elos Ovais
Os modelos de elo oval são uma escolha bastante tradicional, utilizada com frequência por homens, e por isso muitas vezes caracterizada como uma corrente masculina. A malha aqui é composta por elos ovais mais compridos e simétricos, posicionados em um mesmo sentido. Finas, elas permitem o uso de pingentes mas também causam um efeito visual muito interessante sozinhas.
Elos Portugueses
Diferente da maioria dos modelos até aqui, o tipo português de elo de corrente possui um formato redondo impecável. O que facilita qualquer ajuste necessário. Adorável, esse modelo traz os elos posicionados de forma intercalada entre a posição vertical e a horizontal.
Elos Cartier
Muito tradicionais, as malhas Cartier são uma das alternativas mais conhecidas. Criadas por Louis Cartier, elas possuem um estilo inconfundível. Levemente achatados, os elos dessa malha são encaixados de forma intercalada em um sentido diferente. Seguindo um padrão que traz sempre um elo na vertical seguido por outro posicionado na horizontal.
Elo Fígaro
Esses modelos são compostos por um elo grande seguido de três menores, criando assim um padrão que se estende por toda a corrente. Feitas em tamanhos muito variados, as malhas fígaro são bastante difundidas para as peças masculinas, seja em pulseira ou colares. Porém, isso não impede que sejam usadas em peças femininas.
Tipos de fechos de correntes
Pode ter passado despercebido até aqui, mas se você parar pra pensar vai se lembrar que além dos elos e malhas, cada pulseira ou colar possui tipos de fechos diferentes. São eles:
- Garra de lagosta;
- Ingês/Mosquetão;
- Anzol;
- Gaveta;
- Boia;
- Trava.
Garra de Lagosta
Sendo uma das opções mais comuns, o fecho Garra de Lagosta é uma opção resistente, que transmite segurança, e por isso costuma ser utilizada em semijoias. Seu formato de fato se assemelha a uma garra de lagosta, com um lateral curvada e outra reta que se retrai com o gatilho, dando abertura para encaixar os elos.
Inglês/Mosquetão
Os fechos do tipo inglês, também chamados de mosquetão possuem um funcionamento e um formato parecidos com o modelo anterior, com a diferença de ser mais robusto e reto. Discretos, eles são muito indicados para correntes formadas por elos de forma mais reta.
Fecho Anzol
O estilo de fecho anzol é uma escolha muito segura, e simples de encaixar. Seu formato é feito por argolas onduladas ovais que se encaixam no elo e depois se fecham unindo as duas pontas. Um modelo muito indicado para pulseiras, uma vez que pode ser manipulado facilmente com apenas uma das mãos.
Fecho Gaveta
O fecho Gaveta é uma das opções mais seguras da lista. Frequentemente encontrado em pulseiras pela dificuldade de abertura e necessidade de visão, ele é feito por peças que se encaixam e fecham como uma trava. Ele é aberto por meio de um gatilho, e ainda pode acompanhar uma segunda trava na lateral que confere maior segurança no uso.
Fecho Boia
Assim como diversos outros modelos, o nome desse fecho faz uma alusão ao seu formato, que é muito parecido com uma boia inflável redonda. São acionados por um gatilho de mola que libera e fecha a trava. Pode ser encontrado tanto em pulseiras quanto em correntes, especialmente àquelas formadas por elos pequenos.
Fecho Trava
Muito usado em braceletes e pulseira de aro, o fecho com trava é um modelo sofisticado e discreto. Esse fecho é composto por uma argola que prende em um pino circular, garantindo que ele não se solte.
Gostou do conteúdo? Esperamos que agora as diferenças entre os tipos de correntes estejam mais claras para você! Se você se interessa em receber dicas, acompanhar as novidades e aprender sobre o universo dos acessórios e das semijoias, continue acompanhando as postagens do blog. Semanalmente traremos novidades por aqui!