Nós da Use Miaa somos oficialmente apaixonadas pelas peças de prata. Se você, assim como nós, gosta de ficar por dentro de novidades e curiosidades relacionadas a esses acessórios, provavelmente já teve dúvida sobre as diferenças entre prata 925 e 950. Pois é, essa é uma dúvida mais comum do que parece!
Para compreender melhor sobre cada um desses materiais, é necessário conhecer um pouco mais sobre a legislação, isto é, falar a respeito da prata de lei: criada pelo rei de Portugal Dom Afonso II no século XV, a Prata de Lei tinha como objetivo punir severamente as pessoas que transfigurassem o teor da composição da prata, garantindo que a prata tivesse 80% de pureza.
Essa lei é existente até os dias de hoje, considerando tanto a prata 925 quanto a 950 como prata de lei, ambas possuem excelente qualidade e altíssima durabilidade. Mas, então, qual a real diferença entre as duas? Antes de descobrir a resposta dessa pergunta, saiba o que são essas características!
O que é prata 925 e 950?
Para identificar cada uma delas, primeiro precisamos conhecer a prata 1000 (prata 100% pura). Devido a sua composição de aspecto mole, não é possível confeccionar joias com essas pratas, pois se deformariam com muita facilidade. Para solucionar esse problema e garantir maior qualidade nas criações das peças, foram criadas as combinações entre a prata com outros metais.
As mais utilizadas é de prata 925, que conta com uma composição em 92,5% de prata pura e 7,5% de metais diversos, como o latão e cobre. A 950 possui uma composição mais pura, com 95% de prata e apenas 5% de outros elementos. Existem outros tipos e composições, porém, essas duas apresentam qualidade superior às demais.
Qual é a diferença da prata 925 para a 950?
A principal diferença entre as duas opções é o escurecimento das peças. Pela prata 950 ser mais pura, acaba escurecendo e manchando um pouco a mais do que a 925, conferindo um aspecto de prata envelhecido, sabe?
Mas, vale ressaltar que esse é um processo natural, pois, por ser um metal frágil, tende a provocar um escurecimento. Esse escurecimento é impulsionado por algumas situações: poluição, ácido úrico no corpo, produtos de limpeza domésticos, etc.
No geral, esses dois tipos de prata podem oxidar, no entanto, a prata 950, por conter mais prata em sua composição, tem uma maior tendência a oxidação. Por exemplo, as pulseiras de 925 vão demorar um pouco mais para escurecer do que as outras.
A boa notícia é que existem maneiras super práticas e fáceis de limpar ambas composições: ficam brilhantes e bonitas como novas!
Qualidade das peças e a lei no Brasil
Atualmente, a lei no Brasil considera as duas composições como itens de alta qualidade. Isso significa que ambas contam com durabilidade assegurada, alta brilhosidade e uma qualidade excepcional. Além do banho em metal, as peças com essas composições, são desenvolvidas com camadas de verniz especiais que previnem a oxidação por, em médio, 12 meses.
Por que a prata escurece?
Mesmo sendo um processo natural, existem formas de prolongar a oxidação da prata. Esse escurecimento pode ser ocasionado pelo suor, excesso de umidade e ar, cremes, pomadas, perfumes e também devido ao contato entre o metal e o enxofre, que está presente no nosso dia a dia.
Para tardar o tempo da oxidação, reunimos 4 cuidados essenciais para se ter com as suas peças de prata, veja:
1- Evite produtos de limpeza domésticos
Um dos maiores erros dos consumidores de prata é limpar suas peças com produtos domésticos, pois, podem acelerar ainda mais o escurecimento. Portanto, retire sempre seus acessórios quando estiver fazendo tarefas que contam produtos químicos.
2- Limpe as peças depois de usá-las
Outro cuidado super importante é limpar as joias sempre depois de utilizá-las, afinal, até mesmo o suor pode alterar o brilho da peça. Mas, nada de produtos químicos, hein? Uma flanela macia é suficiente para retirar todas as impurezas acumuladas.
3- Utilize produtos próprios para prata
Não é necessário utilizar nenhum tipo de produto para limpar as peças de prata. Porém, se achar necessário, utilize uma flanela macia e um limpa pratas líquido – que é o produto mais apropriado para fazer a limpeza do metal periodicamente.
4- Evite o contato da prata com o mar
Não se esqueça de retirar a sua prata quando for entrar no mar, viu? A água salgada consegue acelerar, e muito, a oxidação das peças. De mesma forma, evite o contato da prata com o cloro das piscinas!
Agora que você já conhece os tipos de prata, entende a diferença da prata 925 para 950, chegou a hora de escolher o modelo que mais combina com o seu estilo e garantir ainda mais estilo e sofisticação no dia a dia.